Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

SUBIDA DA CACHOEIRA DOS PRETOS - JOANÓPOLIS-SP

Final de semana surpreendente: recebi um convite para pedalar em Joanópolis no sábado. Convite irrecusável.

Tive o prazer de pedalar com o Junior Marcelino, do Café Leonel e com um amigo dele chamado Felipe Monteiro, vulgo Mamute, que conheci naquele dia.

Felipe e Juninho
O Mamute conhecia a subida da Cachoeira dos Pretos e nos levou para conhecer.

Fazia tempo que eu queria conhecer aquela região, perto de Bragança Paulista, Piracaia, Atibaia. Só que, meu... quatro pedágios para ir e quatro para voltar. Fala sério, governo do PSDB!!!

Comando rodoviário na tranquila estradinha que liga a cidade de Joanópolis à cachoeira
E é assim: a gente vê a cachoeira de longe. Ela tem uma queda de 150 metros, mas a gente não consegue chegar nos pés dela, saca.

Ali na base tem restaurantes, banheiros, estacionamento, camping.

Deixamos o carro e saímos pra trilha, que começa em asfalto e em subida.

A estrada é linda e bem sombreada, com plantações de pinus e eucaliptus. Vê-se também araucárias espalhadas pelos morros. E pedras grandes. E mata ciliar envolvendo o Rio Cachoeira, que às vezes visualizamos.

A gente sobe em direção à cidade de São Francisco Xavier, Monte Verde, coisa de 40km em sobe-desce. Mais sobe do que desce.

E as subidas precisam de concentração. Em 15km temos pelo menos duas subidas longas, dessas de desopilar artérias e bronquios.
Subidas de todos os níveis.

Passa-se ao lado de uma pequena represa, que fica atrás de uma porteira trancada.

Ali na frente muita madeira empilhada, esperando transporte. Cruzamos com três caminhões carregados de madeira descendo a serra.

Lembrei que aqui na região encontramos os caminhões de cana. A visão é mais ou menos parecida, meio desalentadora. Ah, deixa pra lá.

Bem, continuando... chegamos num ponto alto, onde havia algumas placas indicativas de direção e quilometragem, mas sem ver horizontes.

Tiramos algumas fotos e iniciamos a volta, pelo mesmo caminho, só que agora apreciando toda a beleza da paisagem, descendo e curtindo...

Foi um pedal de 30 e poucos km, sendo 15 subindo.

Tentei comparar com os 11km de subida de Castelhanos, mas acho que não chega a ser pior.

Trilhas e paisagens típicas do Caminho da Fé: quem conhece, sabe.

No retorno entramos no acesso para a cachoeira, fomos até onde dava, mas mesmo assim fica meio longe da queda.
Cachoeira forte, água em abundância.

Li alguma coisa sobre a origem do nome da cachoeira: http://www.joanopolis.com.br/historia/cachoeira-dos-pretos-historia.html

Finalizando, fiquei 30km mais feliz nesse dia, ainda mais por ter subido todas, por ter me sentido muito bem fisicamente, sem cansaço, sem fadiga muscular.

Agradeço aos amigos Juninho e Mamute pelo convite inesperado e pelo sábado bacana que pudemos desfrutar.